Provoca surpresa porque ele entra a cantar e a dançar, com uma mulher no braço, comportando-se
como uma pessoal normal, menos com os princípios de um Frade.
2. Símbolos cénicos que transporta e seu valor simbólico.
Moça: Adultério/ Pecado carnal
• Escudo Aspira a classe Social
• Espada• Elmo (Capacete de guerra)
Hábito (Capela) – Religião artificial
3. A preocupação de visar com a crítica todos os frades e não apenas este que aqui aparece:
3.1. Verso que o comprova;
Diabo: "Fezeste bem, que é fermosa!"
Diabo: "Fezeste bem, que é fermosa!"
"E não vós punham lá grosa"
"No vosso convento santo"
Frade: "E eles fazem outro tanto."
3.2. Nome que estas personagens têm no teatro vicentino.
O nome das personagens no teatro vicentino é personagens tipo.
4. Exemplos de cómico nesta cena:
a) Carácter: Padre que entra a dançar e a cantar com uma mulher.
a) Carácter: Padre que entra a dançar e a cantar com uma mulher.
b) Situação: Padre que entra a dançar e a cantar com uma mulher.
c) Linguagem: "Furtaste o trinchão, frade."
5. Principais argumentos de acusação e defesa:
ARGUMENTOS DE DEFESA: FRADE
"E Este hábito no me val?"
ARGUMENTOS DE ACUSAÇÃO: DIABO / ANJO
"Gentil padre mundanal (dado aos prazeres do mundo)"
"Devoto de padre marido haveis de ser cá pingado."
6. O percurso cénico da personagem e o seu significado.
O percurso cénico é tríplice, porque vai a barca do inferno, depois a barca do anjo e por fim é condenado na barca do inferno.
Apesar de tudo, há uma particularidade: quem o condena é o parvo; o anjo nem aparece.
7. O papel do Parvo nesta cena.
O parvo é quem o condena a barca do inferno.
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