terça-feira, 12 de julho de 2011

Quem foi Camões?


Luís Vaz de Camões foi um célebre poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.
Pouco se sabe com certeza sobre a sua vida. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é conjectura mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos, dominando o latim e conhecendo a literatura e as histórias antigas e modernas. Pode ter estudado na Universidade de Coimbra, mas a sua passagem pela escola não é documentada. Frequentou a corte de Dom João III, e envolveu-se, como narra a tradição, em amores com damas da nobreza (D. Catalina de Ataíde) e possivelmente plebeias, além de levar uma vida boémia e turbulenta. Em 1552 parte para a Índia, onde terá participado em várias expedições militares chegando mesmo a perder o seu olho direito numa dessas expedições.
Depois vai para o oriente, na viagem de regresso a goa, sofre um naufrágio, conseguindo salvar-se e salvar as suas escritas. Regressa a portugla em 1569, doente e na miséria.
A sua maior obra foi “Os Lusíadas”, que narra e glorifica os feitos heróicos portugueses.
De volta à pátria, Em 1572 consegue publicar  "Os Lusíadas” e recebeu uma pequena pensão do rei Dom Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais passou dificuldades em se manter.
Morre pouco depois da batalha de Alcácer Quibir. Da sua Obra publicou-se livros e também foram feitas peças teatrais, a sua poesia começou a ser reconhecida como valiosa e de alto padrão estético por vários nomes importantes. 

Sem comentários:

Enviar um comentário