terça-feira, 12 de julho de 2011

Tempestade e Chegada à Índia

A nau S. Gabriel (de Vasco da Gama)
A armada ia a caminho da Índia mas foi assaltada por uma forte tempestade. Nesta nau, o mestre manda recolher as velas para impedir que o mastro parta. Não recolheram as velas a tempo e os ventos rasgaram-nas em pedaços.
Os marinheiros começam a gritar e a entrar em pânico com medo de naufragarem. O mestre dá novas ordens: deitarem coisas ao mar e darem à bomba. Mas os homens falharam. Tentaram ainda segurar o leme mas falharam também.


A nau S. Rafael (de Paulo da Gama)
A nau grande em que vai Paulo da Gama também leva partido um mastro e estava alagada; as pessoas chamavam por Deus.


A nau Bérrio (de Nicolau Coelho)
As pessoas estavam em pânico mas esta nau estava melhor porque o mestre conseguiu recolher as velas a tempo.
As três naus sobem acima das nuvens e descem ao fundo do mar empurradas pelas ondas.
Os quatro ventos juntaram-se para destruir os descobrimentos.


Quando Vénus aparece
Vénus apercebe-se que Baco está por de trás da tempestade e vai ter com as ninfas ao mar.


Plano de Vénus
Pôr Grinaldas nas belas ninfas por quem os ventos se tinham apaixonado, para que eles perdessem as forças.
Os ventos mal as viram, perderam as forças com que dantes lutavam, entregando-se às ninfas.


Oritia Falou com Bóreas
Diz-lhe que quem ama é gentil e não violento. Perante isto, o vento parou e a armanda seguiu viagem acabando por chegar à Índia.



 

Trabalho conjunto de Fátima Manuela e Sónia Sousa

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Eis-nos chegados ao final da parte curricular do teu curso. Segues, entretanto para estágio, mas antes disso e da conclusão de todos os trabalhos, deves ser avaliado pelo teu desempenho nos diferentes módulos que frequentaste.
    O portefólio digital de formação era, nessa medida, uma ferramenta fundamental, como todos bem sabemos.
    Nesta fase, tinhas de incluir 19 trabalhos no teu portefólio digital, todos eles desenvolvidos na sala de aula e acompanhados por mim. Trata-se de reflexões sobre:
    - A Aia, de Eça de Queirós;
    - Os Herdeiros da Lua de Joana, de Teresa González;
    - Auto da Barca do Inferno – cenas:
    * Parvo
    * Joane vs Ted;
    * Sapateiro;
    * Frade;
    * O Frade em Orto do Esposo;
    * O Frade e O Crime do Padre Amaro;
    * Brísida Vaz;
    * Judeu;
    * Cavaleiros
    * Cartaz-síntese;
    - Anne Frank – o filme;
    - Os Lusíadas, de Camões:
    * Proposição;
    * Consílio dos deuses;
    * Inês de Castro;
    * Adamastor;
    * Tempestade e chegada à Índia;
    * Cartaz-síntese.

    Os critérios de avaliação são exactamente aqueles que definimos no início do curso e já utilizados nos momentos avaliativos anteriores, a saber:
    - Número de trabalhos: 60%.
    - Apresentação geral do portefólio: 10%.
    - Personalização do documento: 5%.
    - Correcção/adequação dos trabalhos: 15%.
    - Trabalhos-extra: 10%.

    Esta é a tua avaliação:
    Nº de trabalhos – 41% (13)
    Apresentação geral – 7%
    Personalização – 4%
    Correcção/adequação – 7%
    Trabalhos extra – 10% (5 trabalhos)

    Nota final do Portefólio: 69%.

    O Professor Jorge Pimenta

    ResponderEliminar